segunda-feira, 29 de março de 2010

VALORES E CORRUPÇÃO

Dado que o debate sobre a corrupção continua na agenda política e mediática e porque hoje é começo de semana, apenas uns breves parágrafos, para reflexão, retirados do livro "Resistir", de Ernesto Sabato:

"Outro valor perdido é o da vergonha. Notaram que as pessoas já não têm vergonha e que, então, acontece que entre pessoas de bem se pode encontrar, de sorriso aberto, qualquer sujeito acusado das piores corrupções, como se nada fosse? Noutro tempo, a sua família ter-se-ia enclausurado, mas agora é tudo o mesmo e alguns programas de televisão solicitam-no e tratam-nos como a um senhor.

Na perspectiva do homem moderno, as pessoas de antigamente tinham menos liberdade. As possibilidades de escolha eram menores, mas a responsabilidade era, sem dúvida muito maior. Nem sequer lhes ocorria que pudessem descartar-se dos deveres a seu cargo, da fidelidade ao lugar que a vida parecia ter-lhes outorgado.

Era notável o valor que as pessoas davam às palavras. Nunca eram armas para justificar factos. Hoje todas as interpretações são válidas e as palavras servem mais para nos descartarmos dos nossos actos do que para responder por eles.

...

Quando a quantidade de culturas relativiza os valores e a "globalização" as esmaga com o seu poder arrogante, o ser humano, no seu desconcerto, perde o sentido dos valores e de si próprio e já não sabe em quem ou em quê acreditar."

1 comentário:

  1. E que mais poderia eu acrescentar a mais este excelente texto e profunda mensagem de palavras ditas de forma sentida?!...
    Continue!
    Um abraço.
    António Vaz

    ResponderEliminar