segunda-feira, 15 de março de 2010

O PRIMEIRO CONGRESSO DO PSL

O Congresso de Mafra do PSD foi uma invenção de Pedro Santana Lopes.

Alguns temeram que dele pudesse resultar a emergência de um PSD revigorado e credível no preciso momento em que o PS enfrenta o enorme desgaste de governar no contexto de uma crise excepcional e com o primeiro-ministro sob intensa pressão mediática.

Difícil seria pensar que, perante o vazio de liderança e a confusão reinante, o Congresso de Mafra não fosse um sucesso, dado que pouco bastaria para lhe dar lustro e o transformar num momento de projecção do principal partido alternativo de poder. Mas verdadeiramente não foi isto que aconteceu.

É que foi subestimado que aquele não era um congresso do PSD, em tempos estatutariamente previstos e com objectivos estratégicos próprios, mas era, isso sim, o congresso de um emergente PSL. Um partido cuja ameaça de constituição Pedro Santana Lopes tinha feito, em tempos, e que acabou por ter ali o seu  momento fundador. 

Foi um acto bem pensado, numa atitude de cuco que coloca o seu ovo no ninho de outra ave para que esta o choque e alimente até que consiga voar. Penso que foi que verdadeiramente aconteceu no passado fim-de-semana em Mafra e que merece ser ponderado.

De recente condecoração ao peito, Pedro Santana Lopes perguntou a Cavaco Silva afinal quem era a má moeda, ajustou contas com o PSD, que o atormentou quando ainda estava na incubadora, e fez aprovar um conjunto de disposições estatutárias tornando evidente que era ele o único que tinha uma estratégia clara e que detinha uma rede de poder e de condicionamento como nenhum outro congressista.

Por outro lado conseguiu evidenciar, ali dentro de portas mas com janelas para o exterior, sem abrir a boca, as debilidades de Pedro Passos Coelho e de Paulo Rangel.

Ficou escrito, no passado fim de semana em Mafra, que há um PSL, por enquanto disfarçado de PSD e que este vai ter em breve um líder, que á luz do que foi aprovado, vai ter de dançar a dança que ele Santana Lopes quiser e que será ele que lhes ditará os passos e a pronúncia.

Em 13 e 14 de Março, de 2010, realizou-se em Mafra o primeiro congresso do PSL.

Sem comentários:

Enviar um comentário