terça-feira, 2 de março de 2010

DIÁLOGOS NA CÂMARA - X

Os vereadores da maioria esperavam, com ansiedade, a chegada do presidente. Era preciso sintonizar posições e hierarquizar projectos. 

Depois de algum tempo de espera aquele apareceu e deu início à reunião com uma breve introdução. - Sabem meus amigos que eu já tenho um longa carreira política. Fui deputado, membro do governo e agora sou, já vai para nove anos, presidente de Câmara e tenho de confessar que estou muito desiludido. Há  coisas que estão por fazer há mais de trinta anos, como ainda há dias referia numa intervenção pública, como, por exemplo, na cultura e no turismo, onde está tudo por fazer. Será que são capazes de me explicar isto!?

Os vereadores entre-olharam-se e mantiveram-se silenciosos.

- Digo-lhes mais, estou aqui contrariado. Não estive de acordo com essa coisa do Pólis, não concordei com as obras no Estádio, sempre considerei o Metro um erro e agora tenho de suportar esses projectos. Vejam que o Estádio agora até serve para os chineses jogarem, já não bastavam as lojas que fazem concorrência aos grandes centros comerciais, esses sim símbolos de modernidade. Vejam que até tive que rebaptizar uma ponte e de baptizar dois estádios, coisa que, concordarão, não foi fácil - continuou o presidente com olhar vago e, acrescentou sem descansar - Digam-me lá se um político como eu merece uma coisa destas. Há trinta anos que já tudo devia estar feito e agora querem que eu em 10 anos vá resolver uns problemas que para aí há. Será que é para isto que elegem uma pessoa? É só para lhe dar trabalho?

Aproveitando um pequeno compasso de espera o vice-presidente arriscou - Senhor presidente, queríamos estabelecer consigo uma estratégia de trabalho...

- Vê, lá vêm vocês com isso da estratégia e do trabalho. Façam o que têm a fazer, há coisas que já deviam estar feitas há trinta anos, por isso não me venham agora com dúvidas - rematou o presidente e levantou-se, mas, repentinamente, virou-se para o vereador do desporto e disse-lhe - Olhe, meu caro, não se esqueça que eu vou ao jogo e quero ficar bem instalado é muito importante para a cidade que o seu presidente fique bem nas fotografias.

 A reunião acabou e apenas se ouvia o arrojar das cadeiras.

Nota: Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Sem comentários:

Enviar um comentário