terça-feira, 22 de junho de 2010

SOLSTÍCIOS TROCADOS


Ontem, dia 21 de Junho, tal como estava previsto, ocorreu no hemisfério norte o solstício de verão. No mesmo dia, também como estava previsto, ficámos a saber pelo Eurostat que, em 2009, o PIB português, tendo em conta a média europeia, se ficou pelos 78.3%, muito distante do campeão Luxemburgo com os seus 267.8%.

Mas ontem, tal como também estava previsto, ocorreu no hemisfério sul o solstício de Inverno e na África do Sul, onde se disputa o Campeonato do Mundo de Futebol, em que o "pobre" Luxemburgo não participa, nós ganhámos por sete a zero.

No Luxemburgo não há notícia de que tenha havido qualquer comemoração pública por ser o primeiro do ranking da riqueza europeia, por cá houve celebração e festa forte porque ganhámos um jogo de futebol.

Cá por mim fazia um "negócio" com o Luxemburgo. Dava-lhe o lugar no Mundial de Futebol e os golos todos em troca do primeiro lugar no ranking do PIB. Mas eu sou um chato e este país ficaria uma tremenda pasmaceira. Quem seríamos nós se tivéssemos de viver e trabalhar como no Luxemburgo e  se não tivéssemos os golos da selecção, nem o Ronaldo? 

Por isso, está tudo bem assim, a única coisa estranha é nós, com a nossa pobreza, estarmos no solstício de Verão - tempo de férias e de ripanço -, e a Selecção andar a jogar e ganhar lá por onde começou o solstício de Inverno, sinónimo de frio e de desconforto.

Será que os solstícios não estarão trocados?

Sem comentários:

Enviar um comentário