segunda-feira, 28 de junho de 2010

AS SONDAGENS E O SUICíDIO COLECTIVO DAS BALEIAS


As últimas sondagens dão-nos conta de que o PSD ultrapassou o PS. Nada mais natural no contexto de uma governação em tempos de crise. Nem Churchill, apesar da vitória na guerra, escapou a este fenómeno.

O estranho terá sido esta situação só agora se verificar, mas todos sabemos as razões. De resto tudo normal. 

Contudo, no meio deste quase determinismo político, há opções e iniciativas políticas que, sendo óbvias contribuintes líquidas para a situação, seriam desnecessárias e não se entendem. Uma coisa é tomar decisões difíceis outra coisa é inventar desgastantes dificuldades e confusões. O que se passa na Educação, com as SCUT e mesmo na Saúde é qualquer coisa de suicidário. Não tem explicação nem cabimento a confusão reinante, decorrente de uma insuficiente ponderação política e de uma insustentabilidade técnica, provocadora de um enorme descrédito e, consequentemente, de um desgaste exponencial do partido no Governo.

Certas atitudes do Governo fazem lembrar um fenómeno para o qual há várias tentativas de explicação, mas de que não me recordo de nenhuma convincente: o suicídio colectivo de baleias. 

Nas reportagens, sobre este estranho comportamento, é dramático assistir a uma tão forte quanto absurda resistência ás tentativas de salvação, protagonizadas por cidadãos desesperados que procuram encaminhar os cetáceos para o mar alto, e que vêm os seus esforços gorados porque a vontade suicidária é superior às suas forças e à razão dos seus argumentos.

Estranhamente, o Governo parece apostado em copiar este comportamento.

1 comentário:

  1. Caro João Silva

    Acompanho com prazer o seu blogue, embora não participe muito com comentários.
    No entanto hoje tenho que lhe dar os parabéns pela lucidez das sua analise a qual subcrevo por inteiro.
    Cumprimentos
    R.Manuel

    ResponderEliminar