quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A PRÁTICA VEM PRIMEIRO

Lendo Peter F. Drucker 

"Os decisores - no governo, nas universidades, nas empresas, nos sindicatos, nas igrejas - devem ter em conta nas suas decisões de hoje o futuro que já aconteceu. Por isso, precisam de estar a par do que aconteceu e perceber  o que não se encaixa nos seus pressupostos actuais e, desta forma, criar novas realidades.


Os intelectuais e eruditos têm tendência para acreditar que as ideias vêm primeiro e que depois conduzirão a novas realidades políticas, sociais, económicas e psicológicas. Isto acontece, mas são excepções. Em regra, a teoria não precede a prática. O seu papel é estruturar e codificar a prática já vivida. O seu papel é converter os casos isolados e "atípicos" de excepções em "regras" e "sistemas" e, dessa forma, em algo que possa ser apreendido e ensinado e, acima de tudo, em algo que possa ser aplicado de uma forma global."

1 comentário:

  1. Amigo, como deve saber nem sempre estamos de acordo. Não tenho dúvida de que, sob o seu ponto de vista, defende o melhor para a cidade. Era bom que houvesse mais pessoas com a sua frontalidade. Vim ao seu "cantinho" para lhe desejar um bom Natal e um melhor ano que aí vem.
    Um grande abraço.
    Luis Fernandes
    (www.questoesnacionais.blogspot.com)

    ResponderEliminar