sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

UMA SEMANA INTERESSANTE

A semana que agora acaba foi, sem dúvida, uma semana politicamente interessante. A aprovação do Orçamento do Estado para 2010 começou o seu caminho, o Governo e os Sindicatos dos professores chegaram a acordo e a Assembleia da República aprovou o casamento de cidadãos do mesmo sexo.

Temos aqui, nestes três casos, elementos de análise e ponderação sobre a nossa realidade política e a sua especificidade. No caso da Orçamento de Estado desenha-se um entendimento do PS com o centro direita, no caso do acordo com os sindicatos dos professores releva-se o triunfo da maioria relativa do PS sobre a sua ex-maioria absoluta e na aprovação do casamento de cidadãos do mesmo sexo sublinha-se o entendimento com o PS dos partidos à sua esquerda.

Estamos assim perante a política pura, onde se prova que tudo é possível, ainda que nem tudo possa ser desejável.

Depois de tudo isto, quem é que terá coragem de vir, amanhã, pedir uma maioria absoluta? 

Há erros que se pagam bem caro e é bom que as lições sejam aprendidas até porque há quem ainda não tenha percebido até que ponto comprometeu ontem hipótese futuras do desenvolvimento de um projecto coerente  e sem os malabarismo inerentes a uma política de geometria variável.

Verdadeiramente o que é pena é que o PS não possa fazer o seu Orçamento, que o acordo na Educação não tenha sido mérito de uma maioria coerente e que não seja possível um consistente e duradouro entendimento à esquerda.
 
Bom fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário