sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BALTASAR GRACIÁN

Fernando Pessoa escreveu: "Cultura não é ler muito, nem saber muito; é conhecer muito."

Partindo desta ideia e na tentativa de que este blogue tivesse algum conteúdo, ainda que despretensioso, que ajudasse ao conhecimento, tenho vindo a publicar uma sucessão de aforismos, ou de máximas, da autoria de Baltasar Gracián, um escritor espanhol nascido em 1601 e falecido em 1658.

Estes aforismos foram publicados pela primeira vez em 1647, num livro com o título original "Oráculo Manual e Arte de Prudência", sendo notória uma escrita de estética Barroca, onde alguma dificuldade de leitura nos obriga, frequentemente, a uma releitura para descobrir o pleno sentido dos textos.

A "Arte da Prudência"  mereceu a atenção e influenciou, entre outros, Rochefoucould, Madame de Sabel, La Bruyère e de forma especial Schopenhauer e Nietsche.

Para mim os aforismos de Gracián têm modernidade, são interessantes e motivo de reflexão, contribuindo para conhecer, pelo que vou continuando a sua publicação.

É este o prudente esclarecimento a todos aqueles que se têm interrogado sobre o interesse bloguista das máximas de Gracián.

Sem comentários:

Enviar um comentário