segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

HÁ MAIS COLABORACIONISTAS À ESQUERDA

A esquerda tem o salutar hábito de se discutir e questionar. A direita tem o ancestral hábito de se governar.

Quando nos confrontamos com uma, por todos reconhecida, grave crise económica - que já transbordou de forma dura para o campo social -, gerada no seio da actividade financeira, encontramos a esquerda a discutir e a equacionar soluções, mais ou menos pragmáticas e mais ou menos realistas, e a direita a trabalhar no silêncio.

Numa análise concreta - sem demagogias, nem afirmações panfletárias -, o que se  conhece nestes momentos de aflição, sofrimento, desemprego e destruição humana é que a Bolsa tem excelentes resultados, os Bancos excelentes resultados e as grandes empresas excelentes resultados.

"Grandes gestores" são contratados a peso de ouro para salvar empresas, em que se limitam a aplicar as receitas salvíficas que passam pelo  cardápio  tecnocrático do despedimento e da deslocalização em  busca de maior produção com menores salários. 


Quantas empresas na aproveitaram a crise para, com os seus lucros fabulosos, despedirem trabalhadores qualificados de escalões mais elevados para depois  contratar jovens de forma desregulada, garantindo com isso lucros imediatos e garantia de maiores lucros futuros?!

A desvalorização do trabalho e a apologia da ganância têm sido os elementos estruturantes da visão accionista que governa as empresas e que tende a perpetuar-se, sem regulação capaz.


A esquerda fala nisto, arranhado-se, contudo, num tacticismo confrangedor, e desgastando-se  em mútuas acusações. A direita não, vai trabalhando, calada. Ninguém os ouve. Alguns dos seus "grandes teóricos" fizeram férias sabáticas no discurso público mas vão utilizando as suas energias a trabalhar na recomposição acelerada da situação que nos trouxe ao actual descalabro. 

Neste quadro já de si dramático o grande problema é que nas questões económicas, contrariamente ao que acontece com a direita, há mais colaboracionistas à esquerda.

Sem comentários:

Enviar um comentário