segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

COIMBRA E O TEATRO

Na passada sexta-feira fui à Oficina Municipal de Teatro assistir à peça "D. Quixote (de Coimbra)". A sala estava esgotada e à semelhança do que ainda recentemente tinha acontecido no Teatro da Cerca de São Bernardo com "Sabina Freire", o público era maioritariamente jovem, interessado e percebia-se que estava ali com satisfação.

A convicção é de que em Coimbra - que sempre gostou de teatro - há um um novo público e senti-me particularmente feliz por ter pertencido a um Executivo Municipal que lançou a construção dos dois espaços que referi.

O que me parece, e talvez esteja errado, é que existe uma insuficiente expressão pública deste gosto e de que seria interessante dar-lhe uma maior visibilidade e de apostar em Coimbra como uma Cidade de Teatro.

Os equipamentos hoje existentes, o ambiente universitário, a vontade expressa de ver Coimbra assumir uma nova dimensão cultural - como ficou bem expresso no manifesto "Pelo Direito à Cultura e Pelo Dever de Cultura!" -, são elementos a considerar e por isso alguma coisa deveria ser feita, por todos nós, até por respeito e como reconhecimento para com todos aqueles que teimosamente fazem teatro em Coimbra.

Há um blogue "Amigos da Cultura" que poderia ser, para já, o suporte de algumas intervenções mais específicas nesta área, levando à realização de um fórum que congregasse todos os protagonistas teatrais da Cidade, que permitisse colher ideias e sugestões para dar uma maior visibilidade ao teatro em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário