quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

BUROCRACIA - PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE

A burocracia não é um exclusivo do nosso país. 

O problema não é só nosso. Há, por esse mundo fora, grandes manifestações de amor pela burocracia. Há diferentes modelos de burocracia, que têm a ver com a idiossincrasia do respectivo povo. Há, também, diferenças de grau burocrático e por isso até há rankings comparativos sobre burocracia.

Aliás, haveria um mar de depressões se a burocracia acabasse e se os seus excessos não permitissem atribuir culpas e desgraças. Mas a burocracia existe porque gostamos dela. Quanto não vale um carimbo num papel!? E a felicidade que se sente quando se resolve um problema burocrático. E a  alegria perversa de puder culpabilizar alguém por causa da burocracia. 

E a inércia burocrática é uma delicia. É como dormir uma sesta no pino do verão. 

Foi a inércia burocrática que levou a que um serviço público criado pelos Britânicos em 1803, que estabelecia a permanência de um homem nos Penhascos de Dover, com a obrigação de tocar um sino de alerta se detectasse a aproximação da marinha de guerra Francesa, enviada por Napoleão, só tivesse sido extinto em 1945...

Sobre a burocracia lembro-me sempre de duas interessantes afirmações. Uma do famoso Eugene "Gene" McCarthy", que disse: "A única coisa que nos salva da burocracia é a sua ineficácia". Outra do Almirante Hyman G. Rickover: "Se tiverem que pecar, pequem contra Deus, nunca contra a burocracia. Deus há-de perdoar-nos, a burocracia jamais."
 

Há por esse mundo fora tantas e tão variadas manifestações de amor pela burocracia que deveria ser considerada "Património da Humanidade".
 
Por que não fazer uma petição nesse sentido?

Sem comentários:

Enviar um comentário