quarta-feira, 28 de abril de 2010

DIVERTIMENTO FUTEBOLÍSTICO

Numa semana particularmente deprimente e preocupante, mas em que se vive a expectativa futebolística de grandes jogos, decidi, para gozo de quem passa por este blogue, transcrever um pequeno conto do galego Camilo José Cela. Prémio Nobel da Literatura em 1989.

"O HOLOCAUSTO

Sou muito amante da verdade, 
mas em caso nenhum do martírio.
Voltaire

     A verdade, para Voltaire, tem um limite prático: a pele. Voltaire foi sempre muito conservador e sensato. Se os árbitros de futebol fossem mais volterianos e precavidos conseguir-se-ia desterrar, de uma vez para sempre, o feio costume de enforcar árbitros de futebol (uso que tanto destoa do espírito olímpico dos jogadores, massa associativa e adeptos em geral, casados ou solteiros). Está bem marcar penalties (deveria dizer um dos artigos do regulamento), mas quando, por assinalar penalties, se corre o risco de terminar enforcado, o árbitro deve abster-se de assinalar penalties, castigo que pode ser substituído pelo livre ou até pelo deixar jogar, conforme as circunstâncias. O regulamento precisa de uma revisão urgente; não há dúvida que foi ficando velho e inútil.
     - E o senhor acha que se conseguirá que o revejam?
    - Vá-se lá saber! As pessoas estão muito agarradas aos costumes, as pessoas são muito rotineiras e pacóvias, muito resignadas e acomodadas; as pessoas não gostam que as coisas mudem e preferem que continuem como estão, mesmo estando mal. As pessoas são assim!
     Minervino Caeymaex Cabrillas, mais conhecido por Gazapo, árbitro de futebol, foi enforcado pela populaça na forca municipal, na forca levantada por subscrição dos eleitores pais de família. Minervino Caeymaex Cabrillas, mais conhecido por Gazapo, árbitro de futebol, assinalou um penalty contra a equipa da casa e pagou a ousadia com a vida. Se calhar, se tivesse lido a tempo Voltaire, a esta hora andaria por aí impávido e sereno: gozando de uma existência normal, de uma existência de boticário ou de inspector fiscal, fazendo de tudo - disso pode ter a certeza! -, menos apontar penalties. Olhe que, às vezes, as pessoas são mesmo maníacas! Dizem que Minervino Caeymaex Cabrillas, mais conhecido por Gazapo, nada sofreu no patíbulo - antes assim! -, e que morreu como um bom atónito, sem dizer ai, como um passarinho analfabeto, sem abrir o bico. Pober Minervino Caeymaex Cabrillas, mais conhecido por Gazapo, que saltava sempre ao relvado tão repenteadinho e asseado!
     O seu colega e substituto Belarmino Galán Carlota, mais conhecido por Goyito, vai ser enforcado pelos jogadores (de acordo com alguns sintomas) na bandeira da porta dos vestiários, a forca de emergência apenas usada em casos muito extremos. Belarmino Galán Carlota, mais conhecido por Goyito, armou-se em carapau de corrida e a primeira coisa que fez, mal transpôs a porta do touril, foi assinalar um penalty. Belarmino Galán Carlota, mais conhecido por Goyito, gostava mais do martírio do que de qualquer outra coisa: da verdade, por exemplo, ou do lento e acompanhante palpitar do coração. Quem ama o perigo, nele perece. Belarmino Galán Carlota, mais conhecido por Goyito, foi pensando as últimas frases solenes, enquanto o arrastavam no caminho do suplício. O pio foi que, no fim, está visto por causa dos nervos, se esqueceu.
     Holocausto, etimologicamente, significa queimar totalmente, queimar sem deixar sequer o rabo. A Minervino e a Belarmino não os queimaram, enforcaram-nos. A verdade é que, para os devidos efeitos, acaba por dar no mesmo.
     - Pois, não pense, meu bom amigo, não pense! Não é a mesma coisa ser viúva de presunto ou ser viúva de churrasco. Nisto da exactidão da linguagem o senhor devia ser mais preciso e correlativo. Olhem-me só os académicos que temos!
     - O senhor desculpe!
     Minervino e Belarmino, os dois sujeitos do surdo holocausto (com gritos, mas sem chamas), julgaram, na sua infinita soberba, poder desafiar o respeitável, esse monstro de respeitos que corta a direito tudo o que se nega à sua deliberada enfermidade. Minervino e Belarmino, pendurados pelo pescoço, pagam as culpas da deformante educação que recebram. Na hora do pranto já é tarde para a serena recapitulação.
     - E o senhor acha que as gerações do futuro vão aprender?
     - Pois não; eu acho que não. Nisto sou um pouco céptico, por muito que me custe. Eu só queria era ver o futuro cor-de-rosa!
     Minervino Caeymaex Cabrillas, mais conhecido por Gazapo, era árbitro internacional. O seu colega, o Goyito, ainda não; ao Goyito já lhe faltava pouco para o ser, mas ainda não o era. É mais fácil chegar a jogador internacional do que a árbitro internacional; também é mais dura a vida do árbitro, de cara para a multidão que ruge, assobia, deita espuma pela boca e pede (indefectivelmente) a cabeça de alguém(regra geral a do árbitro).
     Minervino Caeymaez Cabrillas, mais conhecido por Gazapo (e também por Tabiano da D. Clara), teria preferido morrer na guerra dos Boers. Em contrapartida, Belarmino Galán Carlota, mais conhecido por Goyito (e também por Jurel da Poetisa Núñez), teria gostado mais de morrer na praça de Ronda, pela cornada de um burro. Com a morte, como bem se sabe, passa-se a mesma coisa que com a carta no póquer, apresenta-se quando lhe lhe aptece e sem avisar. Às vezes tira-nos as castanhas do lume do pecado, mas outras vezes (está-se mesmo a ver que é para não nos fiarmos) atir-nos para o pez a arder do caldeirão de Lúcifer, esse malvado sem remorsos negro como o carvão.
     Os solteiros da cidade pediram autorização ao senhor presidente da Câmara para erguerem a sua forca e não terem de estar sempre a depender da forca dos pais de família (uma forma arcaica e valetudinária onde cantava a sua velha polonesa o aborrecido violino do gorgulho). Apesar de ainda não terem recebido uma resposta, correm boatos de que o senhor presidente da Câmara acabará por lhes dizer que não, que a cidade já tem o suficiente com uma forca e que, em caso de aperto, a peçam emprestada aos casados (ou pendurem o réu da bandeira da porta dos vestiários, como se tem vindo a fazer até agora).
     Minervino e Belarmino não sabiam que verdade tem as suas fronteiras, como tudo. Nas ilhas, a fronteira é mais fácil de determinar. Se calhar a verdade é uma ilha rodeada de conveniência por todos os lados (a conveniência de livrar a pele, à cabeça de tudo). Minervino e Belarmino, se tivessem lido Voltaire, não teriam sido tão teimosos e mártires."

Sem comentários:

Enviar um comentário