sexta-feira, 2 de abril de 2010

ARTE DA PRUDÊNCIA - 43


Sentir com a minoria e falar com a maioria.

Querer remar contra a corrente torna impossível descobrir os enganos e é perigoso. Apenas Sócrates podia fazê-lo. Discordar é considerado uma ofensa, porque é condenar a opinião alheia; os descontentes multiplicam-se tanto por quem foi criticado como por quem aplaudiu. A verdade é de poucos, mas a falsidade é tão comum como vulgar. Não se pode conhecer o sábio por falar em público, uma vez que aí não fala com a sua voz, mas com a da necedade geral, por mais que a desminta no seu íntimo. O prudente evita tanto que o contradigam como contradizer: rápido na censura, é lento em manifestá-la. O sentir é livre; não se pode nem deve violentar; retira-se no refúgio do silêncio e se às vezes se expressa é para amparo de poucos e cordatos.

A Arte da Prudência
Baltasar Gracián

 

1 comentário:

  1. Pois é assim, caro Amigo, cá anda uma "minoria" a trabalhar para ver se consegue, que a Farmeville a que chegámos pelas mãos de alguns, consegue dizia eu, transformar e credibilizar este PS !
    Se tudo se concretizar, aí então gritarei BOM DIA MONDEGO, com alma e coração!
    Para isso, dá gosto ouvir Álvaro Aroso, que conseguimos trazer à liça, para o secretariado dos Olivais; depois sentir a credibilidade de um jovem para a concelhia, Paulo Valério, que nos dá o seu tempo carregado de ideias de forma simples e credível.. dá gosto começar a sentir que dá gosto estar neste PS renovado por dentro.
    Estas são as n/ lutas de quem parte em minoria e sente que a diferença pode liderar o futuro.
    Futuro esse, que não posso acreditar tenha sucesso se me agarrar a um Santarino, Linhares ou Cidade - demasiado continuadores e comprometidos (basta ver os apoios) com tudo que para trás ficou !

    Saudações... PASCAIS !

    ResponderEliminar