sexta-feira, 28 de maio de 2010

A VITÓRIA DE ALEGRE


O respeito intelectual que é devido a Vital Moreira justifica que se acredite na bondade da afirmação, com que termina um post, sob o título Alegre, no blogue Causa Nossa: "Dito por quem é, isto pode parecer cinismo, mas não é: nas circunstâncias, Alegre é o melhor candidato que o PS poderia ter."

Sendo um reconhecimento tardio é também um reconhecimento difícil e perverso dado que se sustenta num PS agrilhoado e apresenta um Alegre perdedor, visão com que é legitimo discordar.

Primeiro, o PS não está condenado a apoiar Alegre. Haverá militantes e particularmente alguns dirigentes que se poderão apresentar como "condenados", por incapacidade própria ou falta de coragem, mas não o PS enquanto partido.

Depois, Alegre não está derrotado à partida. Vital Moreira era um vencedor à partida nas últimas eleições europeias e acabou por ser derrotado, por isso a sua avaliação não se sustenta em qualquer argumento de autoridade ou análise objectiva, aparecendo antes como um desejo próprio e de alguns que, comungando dele, não têm coragem de o dizer.

Se há alguém à esquerda que pode ganhar as próximas presidenciais é Manuel Alegre, por múltiplas razões, até pela contestação de alguns e o não apoio de outros.

1 comentário:

  1. Caro João Silva
    Apesar de seguir o seu blogue há uns tempos e ler tudo o que publica, não comento. Sim porque o tempo é escasso. Apenas queria assinar por baixo. Como tenho um gosto especial pela musica com conteudo, encontrei nos "deolinda" a resposta para esta exitação. "Movimento prepétuo associativo"
    Cumprimentos

    ResponderEliminar