quarta-feira, 7 de julho de 2010

AMÚSICA E METROPOLITANO


Não sei porquê mas resolvi acompanhar a leitura com a audição do "Concerto para Violino No 4, em D menor" de Paganini. Talvez pelo efeito positivo que aquele começo em allegre maestoso transmite, permitindo superar as "tristezas" que a memória traz em aspectos relevantes da nossa vida colectiva.

Proporcionando, sempre, bons momentos a audição dos concertos para violino de Niccoló Paganini, a verdade é que sabem ainda melhor quando se ouvem e lêem acrisoladas declarações de amor ao Projecto do Metropolitano Ligeiro de Superfície - Metro Mondego, por parte de muitos que durante anos o combateram teórica e praticamente.

Alguns até o fazem naquele delicioso andamento rondo galante: andantino gaio, que Paganini tão bem usou. 

Mas, olhando para o passado fica a dúvida - a maldita dúvida - de perceber se a actual defesa do deste projecto é sincera ou apenas um pretexto para mais um fratricida combate partidário e de ataque ao governo.

Depois de tudo o que se passou com a co-incineração já deveríamos ter aprendido alguma coisa e não tratar coisas sérias e fundamentais para a nossa Coimbra e para a Região com segundas intenções. Espero - a bem de Coimbra - que a actual atitude seja sincera e não pretenda voltar à defesa do preconizado "enterramento" da linha. 

Para já, quer se queira quer não, estas posições são boa música para quem sempre acreditou e se bateu por este projecto e também um saudável reconhecimento público de uma passada errada postura.

Vamos agora ouvir o "Concerto No 3, em E maior", que conclui com um andantino vivace.

Sem comentários:

Enviar um comentário