quinta-feira, 6 de junho de 2019

QUALIDADE E OPORTUNIDADE


A Câmara de Coimbra lançou um concurso público para a construção de uma pista de BMX nos campos do Bolão. O projeto iniciado em 2016 terá ido, decerto, suficientemente amadurecido em todas as suas componentes, terão sido devidamente ponderados os impactos, e considerado o custo/benefício para o Município.

Para a zona de implantação também tem sido considerada uma intervenção tendente a acabar, de uma vez por todas, com a vergonha que é a estação ferroviária Coimbra B e a construção de interface rodo-ferroviário funcional e digno. Esta solução permitiria, ainda, construir adequadas instalações para os SMTUC, libertando o espaço que atualmente ocupam na margem esquerda do Mondego numa zona especial da cidade.

Assim sendo, e porque todos estes projetos implicam tempo e aturada reflexão, venho cada vez mais, como simples cidadão, a consolidar a ideia de que o espaço atualmente ocupado pelos SMTUC, à Guarda Inglesa, e descartada que está a hipótese de virem aí a ser construídas novas instalações para a Justiça, seria o espaço ideal para instalar um equipamento tipo Parque Tivoli.

O Parque Tivoli localizado no centro de Copenhaga - é o parque do género mais antigo do mundo, tendo sido aberto em 1843 - é um jardim de grande beleza, onde se realizam espetáculos, espaços de restauração e os mais variados divertimentos para todos os gostos e idades.

Este seria o equipamento ideal para resolver definitivamente a questão da Feira Popular, complementaria o Portugal dos Pequenitos, contribuiria para melhorar a imagem daquele espaço, induziria a relação da cidade com o rio, e pela localização geográfica seria uma importante mais valia para Coimbra e a Região Centro pela atratividade para a região de visitantes de todo o país e não só.

Os ganhos no turismo e na hotelaria, bem como na cultura, no comércio e nos serviços ganhariam significativamente, assim como toda atividade económica da região.
Explorar a possibilidade do estabelecimento de uma relação, (franchising ou similar), com o Parque Tivoli (Copenhaga - Dinamarca) para a instalação e gestão de um projeto desta natureza, devia merece mais do que um sorriso condescendente, porque ele seria verdadeiramente estruturante e teria um enorme impacto na cidade e na região.

Mais, é um projeto que representaria qualidade e oportunidade, fatores que temos forçosamente de considerar nas nossas políticas urbanas. Aliás, se não formos nós a considerar rapidamente esta possibilidade estou certo que outros o farão em demora.




Sem comentários:

Enviar um comentário