sábado, 30 de outubro de 2010

ORÇAMENTO


No meio de toda a novela orçamental lembrei-me daquela afirmação de um ministro das finanças francês  - Baron Louis - que o grande Machado de Assis utiliza no "Sermão do Capeta" : “Dai-me boa política e eu vos darei boas finanças.” e de que a seguir transcrevo uma pequena parte:

 "Já agora parece que estou em dia de fantasmas. Mal pingava o ponto final do outro parágrafo, quando me apareceu um senhor, que me disse ser defunto e haver-se chamado Barão Louis. 

- Conheço muito, disse-lhe eu: tenho ouvido a sua célebre máxima: “Dai-me boa política e eu vos darei boas finanças”.

 - Ah! meu caro senhor, acudiu o barão; essa máxima tem-me tirado o sono da eternidade. Já não a posso ouvir, sem tédio. Quer ajudar-me a publicar uma troca de palavras que fiz, mudando o sentido, a ver se pegam na segunda forma e deixa-me em descanso a primeira?
  
- Senhor barão…

- Escute-me. Em vez de “Dai-me boa política e eu vos darei boas finanças”, arranjei esta outra forma: “Dai-me boas finanças e eu vos darei boa política.” Promete-me?

- Pois não!

 - Não esqueça: “Dai-me boas finanças e eu vos darei boa política.”



Sem comentários:

Enviar um comentário