sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A CEGUERIA DA VIDEOVIGILÂNCIA


Desde o primeiro momento que tenho sido uma voz isolada na discordância com a instalação da videovigilância na Baixa de Coimbra.

Sempre entendi que a sua instalação era um erro em termos de custo/benefício e  que não só não iria resolver nenhum problema mas, bem pelo contrário, iria afastar as pessoas daquele espaço. É que a existência da videovigilância num contexto urbano de espaço aberto é só por isso um elemento indutor de medo e  provocador de esvaziamento humano.

Mais, comprometeria ainda mais a presença da polícia na Baixa, essa sim fundamental, já que levaria à necessidade de realizar um "policiamento de gabinete", com um polícia olheiro, retirado do terreno, a  "vigiar" pacatos cidadãos ou  o vazio, instalado algures numa cadeira.

A dimensão dos problemas não justificava tal opção, mas a incapacidade  do governo da cidade de desenhar políticas adequadas aos problemas que a Baixa vem enfrentando levou à adopção duma modernidade perversa que mais não fez do que colocar um ferrete sobre um espaço que não necessitava de mais ataques mas de iniciativas que o "puxassem para cima" e o requalificassem sabiamente.

Agora vai-se percebendo que a videovigilância é um bluff e uma fuga aos verdadeiros problemas, com custos directos de manutenção que não são conhecidos mas com  enormes custos indirectos a nível de imagem  e, mais grave ainda, de depreciação económica de um espaço que, para sobreviver, necessitava, isso sim, de ser valorizado.

Câmara e Governo estiveram de mão dada num  disparate, como vem sendo provado e que será exuberantemente comprovado quando se conheceram os custos dum distante e ineficaz policiamento de gabinete.

A videovigilância na  Baixa de Coimbra representa uma total cegueira sobre os reais problemas da cidade e a ausência de uma inteligência criativa tão necessária à sua solução.

Sem comentários:

Enviar um comentário