quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O ANO DA MORTE DE NELSON MANDELA



1. Este será o ano que a memória coletiva recordará como o ano da morte de Nelson Mandela. Um ano aziago. Para os portugueses foi um ano de sofrida aprendizagem e dolorosas vivências. Parece que as sete pragas do Egito, em versão atualizada, caíram sobre nós. 
 
Vimos agravar-se a miséria e o sofrimento, assistimos à diminuição do emprego, dos direitos laborais e sociais e sentimos a quebra de segurança na saúde e na velhice. O ano de 2013 tornou-se pior que o anterior, que já fora pior do que o outro anterior, apesar das promessas vencedoras em 2011, que nos diziam que com a austeridade e a troika (coisa não vinda de leste como a expressão, mas das américas e das alemanhas) iríamos vencer os dramas causados por uma vampiresca crise financeira.

Pois sim. Tudo foi correndo cada vez pior e fomos percebendo que estávamos perante o mel do empobrecimento, dos baixos salários, da submissão a uma agenda internacional executada por uns rapazes da casa, que tinha inscrita, ao mesmo tempo, a venda do nosso património estratégico e a nossa transformação em mão de obra barata a favor do lucro financeiro. Até o investimento em “massa cinzenta” que tínhamos vindo a fazer passou a ser intensamente colhido por outros. Continuámos a aprender como a mentira pode ser apresentada de tantas formas e feitios e que ajustamento é uma forma eufemística de dizer: crise; recessão; falências; desemprego; miséria; fome; retrocesso social, cultural e económico. E se ainda não tínhamos percebido bem também ficámos a saber o que significa neoliberalismo e que contrariamente àquela estória do pragmatismo político as ideologias estão bem vivas ainda que escondidas e vestidas de forma angélica.

2. Mas se o empobrecimento é a estratégia global para o país, espantosamente realizada pelo próprio governo da Nação, a verdade é que não parece que tenhamos feito, aqui por Coimbra, o necessário trabalho de casa na contabilização das consequências para a nossa cidade e para o nosso município dessa estratégia e dos estragos duradouros que vai provocar. 

Uma cidade que vive dos serviços, em particular na área do ensino e da saúde, que vê a ser canibalizados a toda a brida, bem como a diminuição da massa salarial dos seus ativos e as reformas dos seus aposentados e reformados, e que não consegue ter investimento infraestrutural do Estado, não pode deixar de arrancar os cabelos de desespero e de frustração.

Coimbra talvez tenha vivido sempre “bem de mais” e por isso vive uma indiferença suicidária, mas veja-se com atenção os dados relativos ao poder de compra concelhio - IpC do INE – recentemente publicados e atente-se que o valor relativo a 2011 é já bastante inferior a 2000 e decerto será assustadoramente mais baixo nos próximos anos.

O ano da morte de Nelson Mandela ficará no calendário marcado como um ano de desgraça para Coimbra, em particular pelo acelerar de um processo de anorexia económico-financeira, para o qual não nos vejo preparados nem tão pouco despertos.

(Artigo publicado na edição de 19/12/2013 do Diário de Coimbra)

Sem comentários:

Enviar um comentário