sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PARA UM NATAL COM MENOS STRESS





No momento em que muitos dos meus amigos se aprestam a enfrentar um dos piores tormentos das suas vidas – a espera nas filas dos supermercados para pagar as compras –lembrei-me de lhes dar uma ajuda resumindo uma solução preconizada por Richard Robinson, e que é a seguinte. 

Primeiro avalie o perfil psicológico de cada pessoa que está na fila pontuando de 1 a 10 os seguintes aspetos: 
. teimosia (propensão para pôr em causa o preço de tudo); 
.esquecimento (probabilidade de se lembrarem à última hora de um coisa que precisam e irem-se embora à procura dela);
. Incerteza (probabilidade de terem perdido a carteira no fundo da mala ou bolso, ou será que ficou no carro?...);
. simpatia (probabilidade de serem amigos próximos da família da empregada da caixa, Maria, e terem de saber durante horas sobre a sobrinha); e
. idade.

Some as pontuações para as pessoas de todas as filas (P).

Depois, some o total de produtos em todos os carros (X).

Terceiro, o pagamento demora tanto tempo quanto o de passar trinta produtos pelo detetor de preços, por isso, adicione o número total de pessoas e fila (n) x 30 para calcular o tempo de pagamento. 

Por último, divida pela velocidade do assistente, que é dada idade (Y).
A fórmula completa para cada fila é: (P+X+30n):y
 
Faça isto para todas as filas das caixas registadoras e depois comece tudo outra vez, porque depois desta conta, as filas estarão diferentes. Depois de fazer tudo outra vez, decida que não vale a pena e junte-se feliz e contente, à fila mais próxima.

Claro que há muitas outras interessantes e inteligentes sugestões. Esta é uma das mais simples e por isso me dei ao trabalho de a descrever e a apresentar como um contributo para um Natal mais feliz dos meus amigos.

Agora sem ironia, lembro a importância do comércio tradicional e as boas soluções de preço/qualidade que aí encontramos, para além do atendimento personalizado e da relação humana que se estabelece e que ajuda a dar mais sentido ao Natal.





Sem comentários:

Enviar um comentário