Primeiro avalie o perfil psicológico
de cada pessoa que está na fila pontuando de 1 a 10 os seguintes aspetos:
. teimosia (propensão para pôr em
causa o preço de tudo);
.esquecimento (probabilidade de se
lembrarem à última hora de um coisa que precisam e irem-se embora à procura
dela);
. Incerteza (probabilidade de terem
perdido a carteira no fundo da mala ou bolso, ou será que ficou no carro?...);
. simpatia (probabilidade de serem
amigos próximos da família da empregada da caixa, Maria, e terem de saber
durante horas sobre a sobrinha); e
. idade.
Some as pontuações para as pessoas
de todas as filas (P).
Depois, some o total de produtos em
todos os carros (X).
Terceiro, o pagamento demora tanto
tempo quanto o de passar trinta produtos pelo detetor de preços, por isso,
adicione o número total de pessoas e fila (n) x 30 para calcular o tempo de
pagamento.
Por último, divida pela velocidade
do assistente, que é dada idade (Y).
A fórmula completa para cada fila é: (P+X+30n):y
Faça isto para todas as filas das
caixas registadoras e depois comece tudo outra vez, porque depois desta conta,
as filas estarão diferentes. Depois de fazer tudo outra vez, decida que não
vale a pena e junte-se feliz e contente, à fila mais próxima.
Claro que há muitas outras
interessantes e inteligentes sugestões. Esta é uma das mais simples e por isso
me dei ao trabalho de a descrever e a apresentar como um contributo para um
Natal mais feliz dos meus amigos.
Agora
sem ironia, lembro a importância do comércio tradicional e as boas soluções de
preço/qualidade que aí encontramos, para além do atendimento personalizado e da
relação humana que se estabelece e que ajuda a dar mais sentido ao Natal.
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