sexta-feira, 17 de maio de 2013

AGRADECIMENTO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Se a vida nos faz permanentes surpresas tenho de confessar que o presidente Cavaco Silva, de quem nunca esperei politicamente nada de jeito,  acabou por me surprender e levar, com a sua recente revelação mariana e santifica, a consultar um “Dicionário dos Santos”, que por mera curiosodade intelectual e prevenção – não fosse um dia vir a ter uma eventrual crise religiosa –, resolvi um dia comprar e que se encontrava arrumado serena e pacatamente entre uns outros dicionários.


Sem ambições políticas mas sabendo que a ignorância não é vida, decidi recorrer ao referido dicionário e passear a minha curiosidade pelo calendário romano e dos beatos portugueses, não vá o presidente, numa nova pedagógica e sábia intervenções invocar, hoje mesmo, um qualquer taumaturgo que eu desconheça e me deixe envergonhado perante os meus amigos.


Pois bem, descobri que hoje, dia 17 de maio, é dia de São Pascoal Baylon. Tenham paciência mas não vou contar-vos o resultado de toda a minha investigação -, é bom que também investiguem e que não passem o tempo a cantar a Grândola Vila Morena  ou a rir-se do e para o Gaspar -, mas notarei que os Franciscanos,  que o acolheram como irmão converso, lhe deram no mosteiro, tarefas muito modestas como: porteiro, servente de refeitório, esmoler, etc. 


Ora convenhamos que esta é uma figura de santo particularmente atractiva para os discursos do presidente da República,  que em conjugação com o actual governo nos vai preparando para estas honradas e modestas tarefas, concretamente a de abrir a porta aos membros da troika, servir-lhes as refeições (bom peixe e bom vinho potuguês) e pedir-lhes, nesta caso também com a intervenção da Senhora de Fátima, que desbloqueiem as verbas previstas após a sétima avaliação positiva do nosso empobrecimento.


Obrigado presidente Cavaco por me ter obrigado a dar uso ao “Dicionário dos Santos”. Por isto nunca mais o esquecerei.

Sem comentários:

Enviar um comentário