quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

HÁ COISAS QUE SÓ ACONTECEM AQUI


Há coisas que só acontecem em Coimbra e que por isso a tornam uma cidade tão especial.

Por exemplo: as iluminações de Natal sendo uma iniciativa comum, por esse país fora, em Coimbra têm dado azo a episódios, no mínimo, interessantes.

Quem não se lembra da inauguração das iluminações da Natal em 2002,  com o presidente da Câmara a accionar o interruptor no Largo da Portagem num princípio de tarde, ainda dia, e o lançamento simultâneo de fogo de artificio na margem esquerda, para anunciar as iluminações, sem que ninguém percebesse o que se estava a passar nem tão pouco conseguisse ver os previstos efeitos pirotécnicos, até porque ainda era de dia.

E quem não se recorda da presença vigilante, em vários anos, durante o tempo das iluminações natalícias, de um escadote que se perpetuava na Portagem, levando a que quem chegava a Coimbra, por aquelas alturas, ficasse "maravilhado", imaginando uma performance natalícia à volta de um escadote. Muitas serão as fotografias por esse mundo fora do icónico escadote conimbricense, plantado num dos seus espaço mais imagéticos.

Mas chegámos a 2010 e nova surpresa estava guardada. Como é curial nas iluminações natalícias há uma temática habitual em que as figuras do Presépio assumem um papel central, delas partindo rastos de luz e desenhos com figuras estereotipadas, para iluminar as ruas mais comerciais.

Pois bem, este ano em Coimbra temos uma situação divertida. No Largo da Portagem, local donde  emanam  as iluminações de Natal para a Baixa da Cidade, o elemento central é, nem mais nem menos, a estátua de Joaquim António de Aguiar. Como se pode ver Joaquim António de Aguiar aparece no seu pedestal como pináculo de uma abóbada que os efeitos natalícios elegem como elemento de referência. 


É uma "homenagem" a um filho da terra pensarão alguns, particularmente os visitantes. Na verdade, Joaquim António de Aguiar é um filho ilustre de Coimbra, que desempenhou relevantes funções públicas a nível nacional. O curioso é que por força  da sua acção política acabou por ficar conhecido no país como o Mata-Frades. 

Como se constata há coisas que, verdadeiramente, só acontecem aqui. O Mata-Frades é o "rei" do Natal conimbricense!

Claro que para o ano, por esta altura, haverá decerto, por aqui, outras curiosidades. É muito provável, por exemplo, que já exista Secretariado da Federação de Coimbra do PS, que o novo Hospital Pediátrico já tenha sido inaugurado e até que ainda exista a Sociedade Metro Mondego, com o respectivo conselho de administração a enviar postais de Boas Festas e a gerir os autocarros que transportam os presuntivos utentes dum metropolitano que não existe e que nunca mais irá existir. 

E até há quem acredite que, nessa altura, o PS - partido que apoia o governo - ainda peça a demissão do Secretário-de-Estado dos Transportes, contra a vontade do presidente da Câmara, importante membro do principal partido da oposição ao governo, que não quer dar para esse peditório. Vejam lá como são as coisas...

Não se esqueçam meus amigos, Coimbra é uma cidade surpreendente. Há coisas que só acontecem aqui...

2 comentários:

  1. reparas em cada pormenor. qual é que é o problema das luzes? sempre estiverem iluminações de natal à volta dessa estátua.
    só sabes criticar..

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, excelente análise, ao melhor estilo com que habitualmente nos brinda!!

    ResponderEliminar