quinta-feira, 2 de abril de 2020

O MELRO


Há muito que o ouvia mas agora, no caseiro distanciamento social, comecei a dar-lhe uma atenção diferente e a escutá-lo.

Intervalando voos rasantes, com pausas interrogativas de olhares percrustantes e encantatórias melodias, o melro vai fazendo a sua vida nos espaços envolventes da minha casa. É primavera e procura companheira mas ao mesmo tempo vai-me dando dicas sobre os dias que correm.

É verdade que já teve por aqui melhores dias, quando o espaço público em cujas árvores se empoleira foi ajardinado. Agora que está cheio de ervas, que são cortadas uma ou duas vezes ao ano e em que o sistema de rega automática desapareceu literalmente, porque nunca foi ligado, ele não consegue encontrar as guloseimas de que se alimenta.

No entanto por aqui vai continuando e nestes dias de humana reclusão e de reduzida circulação automóvel o seu canto é ainda mais melodioso. É a alegria de mais natureza e menos confusão e poluição.

Não sou ornitólogo, mas tenho vindo a ficar com a sensação que canta mais alto uma área que transcende a sua arte de sedução e que me quer fazer sentir que há muitas e belas flores silvestres que merecem a minha atenção, eu que passo a vinda a lamentar que a minha cidade não tenha mais flores nos seus jardins, rotundas e separadores centrais, porque acredito que seria uma cidade mais bela e com gente mais feliz.

Há dias lembrei-me de lhe dar um nome. Corro o risco de aparecer por ai outro melro e acabar por não os distinguir, mas essa é mesmo o encanto da natureza, porque eles não se mascaram para fugir daquilo que são.

Pois bem, decidi, sem lhe dizer nada, que o seu nome seria: Amanhã. É que Amanhã dá para todos os dias que aí hão-de vir, seja com vírus ou sem vírus, esteja cá ou não para o ouvir, e porque acredito que amanhã também os meus filhos e os meus netos o vão escutar.

Claro que espero que o melro, o Amanhã, não se descaia um dia a dizer-lhes que a sua cidade poderia ter sido a Cidade da Saúde, mas, que por razões mesquinhas e tacanhas visões partidárias, alienou essa possibilidade que hoje lhe daria uma importância e dimensão diferentes, assim como espero que não lhes diga o quanto tem sido dramático para o Serviço Nacional de Saúde uns caçadores de tesouros que durante anos andaram a encher a boca com o seu nome mas que na prática o foram debilitando por amor ao dinheiro.

Mas o meu melro, ladino como é, também já me deu a entender que agora que todos andam a dizer que a partir desta pandemia nada será como dantes, estão é desejosos que rapidamente tudo volte a ser como dantes O que anseiam é retomar os tão caricatos confrontos político-partidários na Câmara e a disputa de uns momentos de fama mediática.

Desconfio, tenho mesmo a certeza, que o Amanhã há dias, num dos seus gorjeios, me deu a entender que mesmo depois de tudo o que nos aconteceu, a nossa Coimbra, não vai ver emergir os novos protagonistas políticos capazes de nos fazerem sonhar e de nos brindar com um novo ciclo de políticas autárquicas, para construir o amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário