quinta-feira, 19 de março de 2020

CHOQUE VÍRICO


Houve um tempo em que se reclamava por choques, o choque fiscal é um exemplo, fazendo crer que era através de um ação rápida, forte e determinada que seria possível resolver reais ou fictícios estrangulamentos na vida económica, social ou política.

Hoje, de sopetão, temos aí um choque vírico que assumiu a forma de pandemia e nos remete para uma guerra biológica para a qual não estávamos preparados.

É verdade que os tempos que vínhamos vivendo eram politicamente estranhos e socialmente confusos, mas nada fazia prever que a tolice e fanfarronice trumpiana, somada à tropical bolsonarite e à despenteada boris-brexit, sem esquecer tantas outras maleitas ditatoriais e de incompreensível violência e sofrimento humano, nos poderiam conduzir à presente quarentena universal.

Mas se estamos angustiados e em estado de choque com as consequências negativas do Covid-19, tanto mais que ele para além das graves consequências para a saúde humana, também tem tido um efeito que nos remete para o deus Jano da antiguidade clássica, um deus de duas caras. Por um lado sentimos a enorme generosidade e coragem de tantos - sejam os profissionais da saúde, sejam de tantas outras profissões -, que trabalham permanentemente com risco permanente para a sua vida para que tantos outros, a outra face de Jano, possam no conforto e na ignorância criticar sem conhecer, lançar boatos sem escrúpulos e acusar sem fundamento.

A este respeito, porque temos tempo para a leitura e perante tantos exemplos que vão surgindo, merece voltar ao clássico Carlo M. Cipolla e às suas “Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, em que nos ensina que: “Cada um de nós subestima sempre e inevitavelmente o número de indivíduos estúpidos em circulação.”

É nestes momentos que verdadeiramente se conhece a natureza humana e é também nestes momentos que se conhece a fibra de uma comunidade e de um país, assim como é perante circunstâncias desta magnitude e importância que se percebe a verdadeira inteligência coletiva para enfrentar os problemas e tirar ensinamentos para o futuro, porque vai haver futuro. Um futuro melhor.

No isolamento social a que somos compelidos, por boas razões, aproveitemos para refletir serenamente sobre o nosso modo de vida, bem como todos os aspetos da nossa organização social e política, retirando daí os múltiplos ensinamentos que o choque vírico a que estamos a ser sujeitos nos pode dar, sem nos esquecermos de nos prepararmos para o dilúvio de ferozes críticos de tudo e de todos que inevitavelmente vão aparecer, bem como dos geniais salvadores que vão sair das suas tocas para nos explicarem o que verdadeiramente deveria ter sido feito.

Como em quase tudo na vida os piores momentos podem servir para aprender e melhorar. Aproveitemos, por isso, com este dramático choque vírico, para aprender a resistir ao vírus da maledicência, da mentira e da estupidez e preparamos o dia seguinte com mais humanidade, mais solidariedade e mais fraternidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário