quarta-feira, 16 de setembro de 2015

UM DIA VENTUROSO



Há dias assim, felizes! O dia da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi um desses dias. Sem as certezas da ciência pura mas com base numa fórmula em que a 1/3 de utopia se juntaram 2/3 de uma forte e bondosa convicção (o Dr. António Arnaut que me perdoe esta tão primária e porventura errada equação), já lá vão 36 anos, teve luz o SNS.

Estabelecido como pilar fundamental do nosso sistema de saúde, assumiu com garbo o seu papel acabando por ganhar vida própria. Cometeu, aliás, a proeza de nestes 36 anos, apesar dos safanões que apanhou, ter sido capaz de resistir a secretários-de-estado, ministros e primeiros-ministros. Isso só foi possível porque soube ganhar o respeito, a admiração e o reconhecimento da generalidade dos portugueses, que não raramente o defenderam de uma forma aguerrida e insuspeita de maquinações político-partidárias.

Quanto à virtude dos seus méritos há provas irrefutáveis, que tantos têm vindo a enumerar, parecendo que a cada ano que passa mais evidentes se tornam. Mas o que é singular é ver que quanto mais foi sendo atacado (muitas vezes por alguns dos seus íntimos) mais conseguiu resistir tornando-se, sem contestação, o Cristiano Ronaldo dos nossos serviço públicos. Quando atacado reagiu sempre com força e classe!

Se fizemos uma revolução pacífica e soubemos criar um regime democrático que tem vindo a ser capaz de suportar grandes e fortes provações, isso deve-se em muito a amortecedores sociais e a promotores de unidade nacional em que o SNS foi e é um elemento preponderante. Vivemos em democracia e se temos hoje uma qualidade de vida em que sobressaem indicadores de saúde impensáveis nos idos de 74 a ele muito o devemos.

Diz o povo que pelo fruto se conhece a árvore. Pois é, se o SNS é o que é isso deve-se ao sopro criador de Dr. António Arnaut, que soube ir a Lisboa ser ministro - não ir para Lisboa para chegar a ministro -, sem esquecer a sua Penela, que era então um dos concelhos mais pobres do país, e sabendo aproveitar a qualidade da sua Coimbra, levando como companheiro de armas o saudoso Professor Mário Mendes.

Foi uma dupla magnífica corajosa e arrojada, a bem dos seus concidadãos, levando a que o Dr. António Arnaut seja, atrevo-me a dizê-lo, um dos mais estimados, admirados e respeitados ex-ministros da saúde da Europa.

Não é pecado dizer que não terá havido, até hoje, no nosso regime democrático um único ministro da saúde que tenha em tempo de bonança ou aflição deixado de vir aqui pedir-lhe o seu conselho e a sua bênção. Isto diz tudo.

Nós portugueses temos fama de ser invejosos, tantas vezes mesquinhos e maldizentes, mas, por favor, que neste dia do SNS sejamos capazes de reconhecer o seu mérito e honrar a sua existência, porque este é um dia venturoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário