sábado, 8 de janeiro de 2011

NÃO À LEGITIMIDADE DA DÚVIDA


A actual campanha para as eleições presidências veio provar a afirmação de que não há perguntas embaraçosas, apenas respostas embaraçosas e isto é o que menos desejaríamos num contexto de enorme incerteza, dúvidas e confusões. 

A campanha eleitoral deveria ser um momento de respostas claras perante perguntas difíceis e embaraçosas e não o contrário, dado que está em causa uma escolha e o estabelecimento de um contrato de confiança ao mais alto nível.

Mas não é isto que está a acontecer e, também aqui, o veneno da finança foi derramado levando a que qualquer que seja o resultado final possa ficar uma mancha na camisa do vencedor, seja porque ganhou apesar de, seja porque venceu graças a.

A força de um Presidente da República reside especialmente na sua integridade pessoal e política, que dão a garantia de que saberá sempre respeitar e honrar a Constituição - único programa político a que  se submete - que vai jurar cumprir e fazer cumprir.  

Sabemos das nuances que a leitura constitucional envolve e por isso também escolhemos leituras e acentuações diferenciadas mas, o que não pudemos aceitar, são dúvidas sobre a integridade dos candidatos, para mais alicerçadas em respostas embaraçosas ou na sua falta. 

Não é justo acrescentar à crise económica que vivemos e a uma eventual crise social, uma crise política permanente, decorrente duma eleição em que o vencedor, apesar da legitimidade dos votos, arrasta a legitimidade da dúvida.  

Que se esclareçam definitivamente todas as perguntas embaraçosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário